CAMPANHA NATAL SEM FOME 2019 - 2 de Julho Noticias - A notícia ao seu alcance // //]]> // //]]>

Últimas Noticias

Home Top Ad

Post Top Ad



04 novembro 2019

CAMPANHA NATAL SEM FOME 2019

CAMPANHA NATAL SEM FOME 2019

CAMPANHA NATAL SEM FOME 2019

LANÇAMENTO DA CAMPANHA NATAL SEM FOME – 16 DE NOVEMBRO.
AS DUAS MAIORES CAMPANHAS SOCIAIS DE NATAL SE UNIRAM PARA
ENCHER MILHÕES DE PRATOS VAZIOS DE QUEM PASSA FOME

A Ação da Cidadania - Comitê Nacional está realizando em todo Brasil a campanha Natal sem Fome 2019, que é uma das maiores campanhas de solidariedade do país e esse ano comemora a sua vigésima sétima edição, motivo que nos orgulha, pois é raro uma campanha de solidariedade se manter durante tanto tempo com credibilidade nacional.

Em Salvador fechamos uma parceria com a campanha o Natal Solidário realizada pela   FeComércio, no intuito de unirmos as arrecadações das 2 campanhas para termos um número maior das doações de alimentos não perecíveis na Bahia.

O Lançamento da Campanha Natal sem Fome será no dia 16 de novembro das 8 as 13hs; na Feira Orgânica Holística Eco Sustentável que é realizada todos os sábados na Varanda do Teatro do SESI no Rio Vermelho, Rua Borges do Rei n. 9.
Na ocasião estaremos divulgando a parceria com o Natal Solidário. Teremos a presença dos Coordenadores do Natal sem Fome, Sr. Raimundo Bandeira e da Coordenadora do Natal Solidário, Sra. Juranildes Araújo que firmarão a parceria e falarão sobre a realização e a parceria das duas campanhas.

Durante o evento será instalado um Posto para arrecadação de alimentos e divulgação da Campanha. Os alimentos arrecadados serão entregues a Igreja de Santana.
Teremos apresentações de Artistas, pintura de quadro por artistas plásticos, brincadeira para crianças com palhaços e oficina de pintura.

Além da Feira Orgânica e a programação normal do Espaço Holística Eco sustentável:


  • Barracas de Gastronomia Orgânica Natural, com:  Comidas, lanches  e bebidas Orgânicas e Veganas, Integral, Macrobiótica, Alimentos sem Glutem, Sucos Detox e Naturais...
  • Terapias Holísticas:  Atividades terapêuticas como yoga, massagem, meditação, etc...
  • Espaço Eco Sustentável - Dedicada a associações, coletivos, e entidades, que possuem técnicas e trabalham com Compostagem, cultivo de hortas e jardins, reuso da água e bioconstrução, Permacultura.
  • Roda de Conversas e Palestras sobre Cidadania e o movimento Eco Sustentável, Alimentação Natural e Terapias Holísticas na Bahia.

 Agradecemos ao apoio e a participação do Centro Cultural FIEB-SESI do Rio Vermelho, que através de sua parceria tornou possível a realização desse Evento e a Feira Orgânica do Rio Vermelho da Varanda do SESI por abrir o espaço para realizarmos o lançamento do Natal sem Fome em Salvador.

Após a realização do lançamento, iremos realizar alguns eventos em benefício da campanha. É importante intensificarmos a realização de Eventos, que é de grande importância para divulgação da campanha, aumentando a arrecadação de alimentos, e ganhado maior reconhecimento da população.

Estamos instalando Postos de Arrecadação de Alimentos e divulgação da campanha em Colégios, Faculdades, Academias, Empresas; enfim procurando mobilizar toda sociedade civil a participar da nossa campanha. O Natal sem Fome continuará até o dia 22/12/18, quando iniciaremos a distribuição dos alimentos as famílias carentes, com as doações arrecadadas.
Estaremos divulgando em breve a relação dos Postos de Arrecadação em Salvador.

 CHANCELAS

A Campanha Natal sem Fome tem a Chancela de duas agências da ONU = (UNESCO) a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura;  e a (FAO) Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Em Salvador temos a honra e o privilégio de contar com a chancela da Arquidiocese de Salvador, abrilhantando ainda mais nossa campanha.

NATAL SEM FOME

A campanha Natal Sem Fome foi criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho, através da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, também fundada por ele em abril do mesmo ano.

O Natal Sem Fome tem como primeiro objetivo garantir que as famílias abaixo da linha de pobreza tenham uma refeição digna para comer no período natalino. Para isso, ela convoca todos os brasileiros a exercerem a solidariedade através da doação de alimentos não-perecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar e farinha).


Durante 25 anos tornou-se uma campanha de alcance nacional, capaz de mobilizar a sociedade e motivá-la a combater a fome, despertando a opinião pública para encarar um mal que precisa ser extinto urgentemente.

Empresas, escolas, governos, artistas, igrejas, enfim, todos os cidadãos que se indignam com a fome e a miséria que ainda temos em nosso país; contribuem de maneiras diversas para o sucesso da campanha.

A campanha é o maior projeto de visibilidade da Ação da Cidadania e foi a pioneira no Brasil na distribuição de alimentos., arrecadando em 25 anos de: 50.231 toneladas de alimentos, totalizando 5.231.000 cestas básicas, atendendo cerca de 25 milhões de pessoas em todo país.

Firmes no propósito de darmos continuidade à luta social da Ação da Cidadania por um país sem miséria. Queremos mobilizar a população de Salvador a participar do Natal sem Fome 2019, exercendo sua cidadania ajudando substancialmente no objetivo da campanha, através da doação de alimentos não perecíveis, levando um pouco de alegria e solidariedade no período natalino a milhares de famílias necessitadas, amenizando um pouco o sofrimento dessa população.

PARTICIPAÇÃO DOS ARTISTAS

Tivemos participação de grandes artistas baianos em nossas campanhas como: Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Moraes Moreira, Gerônimo, Armandinho, Luiz Caldas,  Magary  Lord, Marcio Victor, Margareth Menezes, além de Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Eles participam de forma efetiva da Campanha doando suas artes, retribuindo um pouco do carinho e do amor que o povo baiano tem para com seus ídolos. Ajudando na divulgação da campanha em seus shows e em campanhas nos veículos de comunicação, incentivando a população de Salvador a exercer sua cidadania doando alimentos não perecíveis, dando assim um exemplo de solidariedade.

Contato Cel. e WhatsApp. =  9.8800-9560.

Dados da FAO / setembro de 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou um aumento no número de pessoas que sofre de fome. No caso da América Latina e do Caribe, 39,3 milhões de pessoas vivem subalimentadas na região, um aumento de 400 mil pessoas desde 2016.

Segundo O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018 (SOFI), em nível mundial quase 821 milhões de pessoas - cerca de uma em cada nove - foram vítimas da fome em 2017, um aumento de 17 milhões em relação ao ano anterior.

"No Brasil, estamos parados na luta contra a fome há quatro anos. Em 2014, a fome afetou 38,5 milhões e em 2017 ultrapassou os 39 milhões. Estes números são um forte e claro apelo para redobrar os esforços em todos os níveis ", disse o Representante Regional da FAO, Julio Berdegué.
De acordo com José Graciano da Silva, diretor-geral da FAO, dados recentes divulgados pela Pnad Contínua, do IBGE, sinalizam um aumento da extrema pobreza no país em cerca de 11% de 2016 para 2017 (de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas). Tal incremento da pobreza extrema poderá, sim, refletir no aumento do número de pessoas que passam fome no país.

A campanha Natal sem Fome  realizada pela ONG Ação da Cidadania, liderada por Daniel, filho de Betinho, que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) muito se orgulha de  apoiar, reflete uma preocupação com a qual me associo: o alerta de que a fome poderá voltar a fazer parte da vida dos brasileiros no futuro, talvez bem próximo, se nada for feito para impedi-lo.

Presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, Daniel Souza, está de acordo com os dados da FAO. “Desde o ano passado, estamos cientes, por conta de nossos comitês, de que a fome estava aumentando. Uma possível volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU será muito ruim, mas estamos trabalhando duro para reverter este quadro”.

Essas dados demonstram a necessidade de serem feitas campanhas contra a Fome, pois como dizia Betinho “A Fome não espera e quem tem fome tem pressa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar, mas comente com responsabilidade e respeite a opinião alheia...

Post Bottom Ad